Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Documentação e STCW

    Quem deseja trabalhar em navios, precisa batalhar muito e ter muita paciencia as vezes devido a quantidade de documentos que precisamos ter e a demora pra pegar a documentação, aqui vai a lista de algumas coisas:


1. Currículo Padrão Escola FATTO BRAZIL;
2. STCW-95 (Credenciamento Internacional Obrigatório exigido pelas cias. marítimas); (Faça1 cópia colorida frente e verso).
3. Passaporte Brasileiro Válido; (Faça1 cópia colorida)
4. Vacina Febre Amarela (Carteira Internacional/ANVISA); (Faça1 cópia)
5. Vacina contra Tétano;
6. Medical Form (Formulário Médico) (Faça1 cópia colorida)
7. Medical Form (Formulário Médico) para Panamá Book; (Documento exigido somente pela empresa italiana MSC Crociere) (Faça1 cópia colorida)
8. Atestado de Antecedentes Criminais; (Documento exigido por todas as cias. marítimas, próximo ao embarque)
9. Certificado de Participação do Treinamento Vida a Bordo FATTO BRAZIL (Oficina do Tripulante);
10. 1 foto 3×4;
e mais alguns exames médicos, acho que são 12
e tambem o anti-dopping

    Para poder fazer tudo isso com calma, é bom começar a fazer isso cedo, pq se não, na hora da correria vai ser pior e mais cansativo.
    Para trabalhar a bordo, é preciso ter um curso chamado STCW/CBSN - Ship Basic Safety Course. La, nós estudamos sobre Segurança Pessoal e Responsabilidade Pessoal, Primeiros Socorros Elementares, Prevenção e Combate a Incêndio e Tecnicas de Sobrevivencia pessoal e Procedimentos de Emergência. Eu fiz esse curso pelo Instituto Zorovich la em Santos e tem duração de 4 dias - 4 dias bem cansativos, é praticamente o dia todo de curso. Os professores la são muito engraçados e explicam super bem, bem detalhadamente e tiram todas as duvidas e tinhamos uma celebridade na aula, o prof Almir, ele é identico ao Jô Soares UAHuahUH (no fim do post eu posto a foto dele). Bem, o curso começou na Segunda umas 8hrs da manhã e foi até as 19hrs (se eu não m ingano), foi beem cansativo, tinha gente que capotava de sono na sala de aula, oque salvava agente durante o dia era os breaks, no café da manhã e da tarde, que tinha um lanche pra gente, que por sinal era muito bom auhsuhs, esse dia foi o dia inteiro falando sobre navios, todos seus elementos e seus equipamentos de salvatagem. Na terça aula de ética e comportamento de manhã e a tarde teoria de combate a incêndio. Na quarta de manhã aula de primeiros socorros e a tarde a prática de sobrevivência em alto mar. Nós fomos para a FEFIS uma facul la em santos fazer o treinamento, nós tivemos que pular de uma plataforma de 3m de altura e cair na piscina usando colete salva vidas, só que pra mim, tinha um problema, eu não sei nadar!, apesar do colete, eu ainda tinha medo de pular daquela altura e cair na piscina, só sei que quando eu pulei e cai na agua, eu fiz um movimento errado e tive que pular 3 vezes!, mas na terceira vez eu acertei, ai veio outro problema - nadar!, eu batia os braços e pernas e não saia do lugar AHhaHAH, até que depois de muito tempo eu consegui. Enfim...   tambem tinhamos que subir e descer do bote salva vidas e permanecer imóvel na água por 15 min. 
    Quinta feira - o ultimo dia de curso e o mais esperado (eu acho). Nós saimos la da Zorovich umas 6 e 30 da manhã +/- e fomos para Garulhos treinar Combate a Incêndio. No treinamento, nós tivemos que passar por uma Casa da Fumaça, dpois por uma outra casa apagando incendio com os diferentes tipos de Extintores e por ultimo apagar o fogo em tanques de diesel. Pra minha "sorte", meu grupo foi o primeiro a entrar na casa da fumaça - é um breu TOTAL, não da pra enxergar nada!, não da pra abrir os olhos! não da pra respirar! e muito menos falar, cada vez que eu tentava respirar, eu perdia o ar mais ainda, parecia muito simples passar por dentro dessa casa e sair do outro lado, mas chegando la dentro, com o cheiro horrivel que tava e sem poder ver, respirar e falar, da um pouco de panico na hora.
    Nós entramos em grupos de 3 pessoas, tinhamos que passar por corredores em zigue-zague e dpois subir e descer uma escada com fogo, na hora de subir na escada, eu (não sei pq) parei e não tava conseguindo avançar, fiquei uns 10sgs parado la, esses 10sgs pareciam uma eternidade la dentro, e meu ar tava acabando, só sei que tava F*, conseguimos subir e descer a escada, e na hora de sair, veio aquele alivio! e finalmente o ar voltou, meus olhos tavam suuuuuper vermelhos e não parava de lacremejar, sai de la meio tonto, sai de la todo preto (abrasivo), com o nariz todo preto e dificuldade pra respirar e... uma sensação boa que não sei explicar, mas sai bem, apesar de ter demorado la dentro, e desculpa Tainá por ter demorado la AUHuahUAH, tava hard la dentro :P. Aí tivemos a simulação de uma residência pegando fogo onde tinhamos que procurar por vitimas, resgata-las (esquecemos da vitima e se fosse de vdd, teria morrido aha) e usar os extintores corretos para cada tipo de foco de incêndio, eu tive que usar o extintor de Co2 pra poder apagar o fogo da eletrecidade. Depois, no final, fomos a um patio com duas caldeiras cheias de diesel, botaram fogo nas caldeiras, e o calor que tava aquele dia, aumentou mais ainda com o fogo. Tivemos que usar corretamente a mangueira dos bombeiros: desenrolar, engatar o exguincho, engatar no cano, ligar a bomba de incêndio, abrir o registro, segurar a mangueira na posição certa, manter a formação de escolta, dar comandos para avançar, recuar, guarda alta e guarda baixa com a mangueira. Isso enquanto um outro grupo com outra mangueira mirava na gente pra dificultar ainda mais. Pelo menos aliviou o calor, tava muito sol e muitooo calor, saimos do treinamento suuper ensopados e suuper³³³ cansados, porém, felizes, dever cumprido e ja sentindo saudades do pessoal todo la. Depois dos treinos, tivemos uma prova sobre o curso todo, tinha umas 20 questões se eu não me engano, e dpois nós viemos embora, saímos de la 16:30 +/-, chegamos aqui quase 19hrs, aquele dia foi muitoooo boom.

                       A melhor parte:  ABRASIVOS! Anna, Tainá, Tamirez, Deivide, Rodrigo e Durval que são do Tripulantes do Futuro e estavam na minha turma, demos muitas risadas na vanpulante, tiramos fotos dos estranhos pés do Deivide, twittamos, la da vanpulante e tinha valido a pena ter passado 4 dias exaustivos e acordando suuuuuuuuuper cedo. Um apoiando o outro, companhia, ajuda, tornou tudo menos massante pra gente. Foi muito bom, e se pudesse faria denovo :D.


O estranho pé de Deivide(DVD)


Abrasivos na Vanpulante

Prof Almir - Jô Soares

Café com o Jô




















Nenhum comentário: